ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

São João do Triunfo irá receber unidade do SAMU 192.

Terça-feira, 30 de outubro de 2018

Visualizada 486 vezes


São João do Triunfo irá receber unidade do SAMU 192.

 

São João do Triunfo avança no processo de adesão ao Consórcio Intermunicipal do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) da região dos Campos Gerais. Através da assinatura do contrato de rateio, publicado na edição do último dia 25/10/2018 edição nº 1231 do Diário Oficial do Município. Por esse contrato a Prefeitura de São João do Triunfo destinará mensalmente ao SAMU Campos Gerais o valor de R$ 3.134,67 por mês entre julho e dezembro de 2018, o que deve perfazer um total de R$ 18.808,02. A partir de janeiro de 2019, quando novo contrato deve ser assinado, o valor pode sofrer reajuste.

O processo de participação de São João do Triunfo ao SAMU Campos Gerais começou ainda em 2017, quando em 19 de dezembro a Câmara Municipal aprovou a Lei Nº 1.754 que ratificou o Protocolo de Intenções firmado junto com outros 27 municípios das 3ª, 4ª e 21ª Regional de Saúde do Estado e autorizou a entrada do município no consórcio intermunicipal. A criação do consórcio que vai gerir o serviço aconteceu no início do mês de fevereiro do corrente ano e o projeto seguiu para pedido de credenciamento junto ao Ministério da Saúde, que também deve repassar recursos para o custeio do consórcio.

O SAMU Campos Gerais depende ainda de outros processos, como as operações aero médicas e também a elaboração de um concurso público para a contratação de cerca de 420 profissionais para que efetive suas atividades nos municípios na região abrangida.

 

O que é o SAMU

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte. São situações de urgência de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras.

Trata-se de um serviço pré-hospitalar, que visa conectar as vítimas aos recursos que elas necessitam e com a maior brevidade possível. É um serviço gratuito, que funciona 24 horas, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número “192” e acionado por uma Central de Regulação das Urgências.

O SAMU realiza os atendimentos em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, e conta com equipes que reúne médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas.

São João do Triunfo irá receber unidade do SAMU 192. Credito: imagem ilustrativa

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

Horário de Atendimento:

 Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:00 às 17:00
Rua Tenente Coronel Carlos Souza, 312 - Centro - Cep: 84150-000 - São João Do Triunfo - Paraná
Fone: 42 3447-1222
prefeitura@sjtriunfo.pr.gov.br