O PROTOCOLO/ REQUERIMENTO/ SOLICITAÇÃO, poderá ser feito junto ao Setor de Protocolo, junto a Prefeitura Municipal, situada na Rua Tenente Coronel Carlos Souza, 312, centro, São João do Triunfo, Paraná.
Horário de atendimento: 08h às 12h e 13h às 17h.
Telefone (42) 3447-1222.

FLY PROTOCOLO

Última Atualização do site:  

17/11/2017 16:59:44

NOSSA CIDADE / História
 
História do Município de São João do Triunfo
   
Casarão do final do século XIX.
Vista parcial da cidade.
Antiga Prefeitura Municipal, construída em 1927
O rio da Vargem, afluente do Iguaçu, corta todo o município de norte a sul.

São João do Triunfo é um município brasileiro localizado no interior do Paraná. Pertence à Mesorregião do Sudeste Paranaense e à Microrregião de São Mateus do Sul e localiza-se a sudoeste da capital do estado, distando desta cerca de 106 km. Ocupa uma área de 720,407 km², sendo que 0,3682 km² estão em perímetro urbano. Sua população em 2010 era de 13 704 habitantes[7] e já em 2016 possui uma população estimada em 14 815 habitantes.

 

A sede tem uma temperatura média anual de 17,4 °C e na vegetação do município predomina a Floresta Ombrófila Mista. Com 29,54% de seus habitantes vivendo na zona urbana, o município contava, em 2009, com onze estabelecimentos de saúde. O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,679, considerando como médio em relação ao estado.

 

A região de São João do Triunfo começou a ser povoada por João Nunes de Souza com o nome de Rio da Vargem em 1864. Os principais produtos econômicos do município, cuja principal atividade econômica é a agricultura, são fumo, soja e milho. Fundado por meio da Lei Estadual nº 13, de 8 de janeiro de 1890 e com data de instalação em 15 de fevereiro do mesmo ano desmembrou-se de Palmeira.

 

Etimologia

O topônimo São João do Triunfo homenageia o santo padroeiro São João Batista e o senhor João Nunes de Souza, criador da localidade. Acrescentou-se a locução adjetiva do Triunfo devido à obtenção do sucesso pelos corajosos sertanistas da região de Rio da Vargem.[8] A palavra João é originária do hebraico Yohanan, que significa "graça de Deus". Segundo a tradição bíblica, São João Batista é conhecido como o anunciador da chegada do Messias.

 

Origens e Povoamento

Casarão do final do século XIX.


A região de São João do Triunfo começou a ser povoada em 1864. Tudo começou no momento em que João Nunes de Souza, que morava em São José dos Pinhais, planeja caçar a caminho dos sertões. Caçador aventureiro por dedicação, o sertanista João de Souza partiu de sua terra, percorreu o rio Iguaçu abaixo e margeou o rio da Vargem acima, até certo ponto.

 

A caça era farta, a mata era exuberante, as águas eram muito ricas e o solo era fértil e isso deixou encantado o desbravador João Nunes de Souza, o qual preferiu se estabelecer naquele lugar. Com ele partiu a família inteira, a qual encarou qualquer forma de perigo pertinente a uma tentativa desse tipo, porém, escaparam da morte. A região foi desbravada, sementes na terra foram lançadas, picadas foram abertas na mata e a maior propaganda dessa região foi possivelmente realizada.

 

Não tardou muito e um novo morador de Rio da Vargem, antigo nome do local, concedido por João Nunes, Antonio Dotes, o qual aí veio em 1867, chegou com demais pessoas, as quais juntas, não demoraram a constituir um diminuto povoado.

 

De grande religiosidade, a população local erigiu uma capela, onde entronizou-se a imagem de São João Batista. Construíram-se uma série de casas em torno da diminuta igreja, em terreno principalmente dado por quem fundou a comunidade. Não tardou muito e alterou-se o nome do povoado de Rio da Vargem para São João do Triunfo.

 

Formação Administrativa

Antiga Prefeitura Municipal, construída em 1927.


Foi com a nova denominação que, no dia 16 de março de 1871, através da Lei Provincial nº 254, São João do Triunfo elevou-se à categoria de Freguesia. Através da Lei Estadual nº 13, de 8 de janeiro de 1890, já em plena República Velha, criou-se o município de São João do Triunfo, com terras que se desmembraram de Palmeira. O novo município, senão um dos mais antigos do período republicano, foi instalado oficialmente no dia 15 de fevereiro de 1890, quando empossaram o intendente e os vereadores.

 

O território de São João do Triunfo contém o distrito de Palmira, com imigrantes poloneses recebidos pela região nos primeiros anos do século XX, por meio das colônias Rio dos Patos e Brumado. Foros de município foram recebidos por Palmira no dia 10 de abril de 1909, por meio da Lei Estadual nº 874, e em 1920 sua população era de 2 423 habitantes. Posteriormente extinguiu-se o município de Palmira e anexou-se ao de São João do Triunfo.

Através da Lei Estadual nº 93, de 14 de setembro de 1948, o município foi passado a sede de Comarca, a qual foi instalada no dia 25 de janeiro de 1949.

 

 
 Galeria de Fotos
Casarão do final do século XIX. Vista parcial da cidade. Antiga Prefeitura Municipal, construída em 1927 O rio da Vargem, afluente do Iguaçu, corta todo o município de norte a sul.
 
 Outros Artigos
» Geografia de São João do Triunfo
» Brasão de São João do Triunfo
» Bandeira de São João do Triunfo

Horário de Atendimento: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:00 às 17:00

Rua Tenente Coronel Carlos Souza, 312 - Centro

CEP: 84150-000 - São João do Triunfo - Paraná

42 3447-1222

prefeitura@sjtriunfo.pr.gov.br